Nossa identidade

Cafeicultura artesanal de montanha

Pode-se afirmar que os grãos de café mais resistentes, saborosos e aromáticos são produzidos em regiões mais elevadas. Isso porque a altitude influencia diretamente a temperatura e as chuvas, proporcionando o ambiente perfeito para o desenvolvimento das árvores e dos grãos. Nossos Cafés são produzidos no sítio Jacarandá, onde a lavoura tem 1020m de altitude.

Mantiqueira de Minas

Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, está a região da Mantiqueira de Minas. Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil. Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.

Produção familiar

Os primeiros cafés comercializados pela Anacá são frutos do amor dispensado por Paulo Cezar e Rosa Maria no Sítio Jacarandá. Uma pequena propriedade localizada no município de Cachoeira de Minas/MG a uma altitude de 1020m. Por muitos anos o sítio Jacarandá ficou sem produção, mas tudo mudou quando o casal de produtores apostou seu tempo e suas economias na recuperação da plantação de pouco mais de 30 anos de idade, que ocupa uma área de 7 hectares. Hoje, eles colhem frutos saudáveis e saborosos das variedades Catuaí, Acaiá, Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo e contam com o apoio e incentivo da Anacá.

Café 100% arábica

O café arábica possui características marcantes. A espécie, quando bem cultivada, apresenta aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez. Suave, o café arábica possui classificação quanto à cor, aspecto, peneira, tipo e bebida. Por possuir um teor maior de açúcares, os cafés dessa espécie proporcionam uma variedade extensa de sabores. Anacá oferece grãos 100% arábica em todos os lotes.

Secagem natural ao sol

Uma etapa importante no tratamento dos grãos de café é a secagem do fruto. A secagem tem objetivo de retirar a umidade dos grãos e prepará-lo para a torra.
O processo de secagem dos grãos Anacá é realizada em terreiro, com uso exclusivo da luz solar. Acreditamos no manejo sustentável e temos orgulho de falar que temos zero emissão de carbono nesta etapa importante do processo de manejo do grão. Conservação e cuidado com a natureza! Nossa forma de trabalhar!!

Direto do produtor

Transparência e Proximidade, com o produtor e com o consumidor!
Nossa proposta é fornecer um produto rastreável e que conecte pessoas e histórias. Conhecemos e acompanhamos todo o processo, desde o cultivo na propriedade rural, até o empacotamento após a torra. Respeitamos e admiramos o trabalho do pequeno produtor e queremos mostrar a importância dessas pessoas através da Anacá.

Torrado artesanalmente

A torra dos grãos de café Anacá é realizada de forma artesanal.
Significa que realizamos o processo inúmeras vezes para compor um microlote. Torramos uma pequena quantidade de grãos crus (de 10 à 12kg) por vez. Além disso o processo artesanal contempla o acompanhamento de cada segundo da torra, formando uma curva de torra (tempo x temperatura) específica para cada pequeno lote de grãos. A torra do café é o processo que realça as melhores características dos grãos.
Grãos nobres, como os Anacá, tem seu sabor e aroma realçados em uma torra de qualidade e possibilitam uma experiência sensorial incrível.

Microlotes

Pequenos lotes de grãos cultivados e tratados de forma individual, são denominados microlotes.
Os microlotes são tratados de forma diferenciada nas lavouras, pois o cultivo considera suas especificidades como por exemplo o tempo de maturação dos grãos. O manejo em microlotes, que nasce na lavoura demanda um cuidado especial que eleva a qualidade do grãos. Por requererem tantos cuidados no manejo, os chamados microlotes realmente são micros.