Sítio Jacarandá

  • Produtores de café, Paulo e Rosa, do Sítio Jacarandá em Cachoeira de Minas - MG
  • Fotografia do Sítio Jacarandá, paisagem com as árvores de café, as montanhas ao fundo e um céu azul repleto de nuvens brancas
  • Fotografia da paisagem da Mantiqueira de Minas, árvore frondosa com montanhas ao fundo e um céu limpo todo azul
  • Frutos de café ainda verdes no galho da árvore
  • Frutos maduros de café da variedade Bourbon Vermelho
  • Frutos de café Bourbon Amarelo maduros, nas árvores do Sítio Jacarandá
  • Árvores de café da espécie arábica e variedade Bourbon Amarelo do Sítio Jacarandá
  • Frutos de café secando em terreiro, secagem natural ao sol

O Sítio Jacarandá está localizado na cidade de Cachoeira de Minas – MG. Situada na face mineira da Serra da Mantiqueira, na região da Mantiqueira de Minas, as árvores de café estão plantadas a 1020 metros de altitude.

O cultivo das árvores de café arábica no Sítio Jacarandá iniciou em meados de 1980 com o plantio de mudas pelo já falecido cafeicultor Francisco Amâncio Costa. Nessa época, foram plantadas as variedades Bourbon Amarelo, Bourbon Vermelho, Catuaí Vermelho e Mundo Novo. Posteriormente, em 1987, foi introduzida também a variedade Acaiá.

Totalizando uma área de 7,55 hectares, a uma altitude de 1000 a 1020 metros, o sítio está dividido em 8 talhões. Os talhões de Bourbon Amarelo e Vermelho possuem mais de 8 mil pés e ocupam um espaço de 3,3 hectares. Os talhões de Catuaí Vermelho (12 mil pés), Acaiá (2 mil pés) e Mundo Novo (1 mil pés) ocupam um espaço de 4,1 hectares.

Conforme Francisco foi atingindo idade mais avançada, o sítio Jacarandá passou a receber menos cuidados e atenção. Em meados da última década essa propriedade estava há alguns anos com as árvores já não mais produzindo. Paulo Cezar e Rosa começaram a zelar do sítio em 2014 e a primeira produção foi colhida em 2018.

A plantação foi dividida em duas partes, para que a produção de frutos das árvores de Bourbon Amarelo, Vermelho e Mundo Novo se alternasse ano a ano com a das árvores de Catuaí Vermelho e Acaiá. Em 2020, após muitos anos, o sítio Jacarandá viu a sua a primeira colheita de Bourbons e, no ano de 2021, Paulo e Rosa iniciaram o plantio de um novo talhão de Catuaí Amarelo.