Cafés especiais | 100% arábica
Temos orgulho de trabalhar com um dos principais produtos do Brasil, o Café. Presente no dia a dia dos brasileiros, o café é um fruto que oferece experiência dos sentidos com sabores e aromas únicos, e além de fornecer energia para o corpo, pode criar momentos especiais, unindo pessoas.
O café arábica é uma espécie que possui características marcantes, é mais sensível e por isso demanda uma atenção maior na lavoura. Por possuir um teor maior de açúcares, os cafés dessa espécie apresentam aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez.
Suave, o café arábica Anacá é classificado quanto à cor, aspecto, peneira, tipo e bebida. Nossos produtos são cultivados e tratados de forma individual e artesanal, cada pequeno lote recebe atenção especial e por isso são denominados microlotes. O manejo em microlotes demanda cuidado e dedicação, durante o cultivo consideram-se as especificidades da variedade do grão, respeita o tempo de maturação e a secagem ocorre de forma natural, lenta, à luz do sol. Por requererem tantos cuidados no manejo, os chamados microlotes realmente são micros.
Nossos cafés crus

Altitude do talhão: 1020 METROS
Variedade: BOURBON AMARELO E VERMELHO
Processo: COLHEITA POR DERRIÇA, 100% SECAGEM NATURAL AO SOL EM TERREIRO
A avaliação dos grãos crus trouxeram para nosso café a pontuação de 83,5 pontos e o caracterizou com nota máxima no quesito Doçura. Os grãos comercializados pela Anacá apresentam um corpo bem cremoso, acidez cítrica mediana, e retrogosto longo e marcante de caramelo e chocolate ao leite.
Compostos por um blend natural de Bourbon Amarelo e Vermelho disponibilizamos dois lotes diferentes: peteĩ e mokõi. Ambos nas opções grãos inteiros e grãos moídos, torrados por mestres de torra diferentes para oferecer uma experiência sensorial diferente para o consumidor. Nossos cafés torrado são peneira 16+.

Nossos Fornecedores
Sobre o Sítio Jacarandá
O cultivo das árvores de café arábica no Sítio Jacarandá iniciou em meados de 1980 com o plantio de mudas pelo já falecido cafeicultor Francisco Amâncio Costa. Nessa época, foram plantadas as variedades Bourbon Amarelo, Bourbon Vermelho, Catuaí Vermelho e Mundo Novo. Posteriormente, em 1987, foi introduzida também a variedade Acaiá.
Totalizando uma área de 7,55 hectares, a uma altitude de 1000 a 1020 metros, o sítio está dividido em 8 talhões. Os talhões de Bourbon Amarelo e Vermelho possuem mais de 8 mil pés e ocupam um espaço de 3,3 hectares. Os talhões de Catuaí Vermelho (12 mil pés), Acaiá (2 mil pés) e Mundo Novo (1 mil pés) ocupam um espaço de 4,1 hectares.
Conforme Francisco foi atingindo idade mais avançada, o sítio Jacarandá passou a receber menos cuidados e atenção. Em meados da última década essa propriedade estava há alguns anos com as árvores já não mais produzindo. Paulo Cezar e Rosa começaram a zelar do sítio em 2014 e a primeira produção foi colhida em 2018.
A plantação foi dividida em duas partes, para que a produção de frutos das árvores de Bourbon Amarelo, Vermelho e Mundo Novo se alternasse ano a ano com a das árvores de Catuaí Vermelho e Acaiá. Em 2020, após muitos anos, o sítio Jacarandá viu a sua a primeira colheita de Bourbons e, no ano de 2021, Paulo e Rosa iniciaram o plantio de um novo talhão de Catuaí Amarelo.